“O artista assina sobre as obras de outros artistas”

Release da exposição individual de Ricardo Ramalho

Nesta exposição com curadoria e texto de Ivi Brasil, Ricardo Ramalho, artista plástico há mais de 20 anos, formado em arte na Faap em 1997, ex-aluno de Nelson Leirner, Dora Longo Bahia e José Spaniol, dentre outros, traz obras inéditas, algumas concebidas há muitos anos e só agora tornadas públicas. Adotando uma compreensão radical do conceito “ready made” o artista assina sobre obras originais de outros artistas de São Paulo, como Bijari e Luciana Costa. Também assina reproduções de Brueghel e posters da marinha italiana, sem autoria conhecida. A exposição individual traz ainda porquinhos de Caruaru folheados “a
ouro” e quadros da série premiada Compositor, onde o público manipula as peças da composição. O conjunto das obras tem algo de autobiográfico ao trazer séries antigas que só agora puderam ser apresentadas e obras de artistas que estão em sua coleção pessoal há muitos anos.


A obra de Ricardo Ramalho discute o vocabulário da linguagem contemporânea, em temas como a liberdade do artista, a reprodutibilidade, obras em série, apropriação e a referência artística. “Na arte contemporânea o artista precisa revelar suas referências inspiradoras, ao assinar obras originais de outros artistas, como se fossem minhas, eu levo minhas referências às últimas consequências”.


Serviço:
Título da exposição: Daquelas Obras Autobiográficas
Artista: Ricardo Ramalho
Curadoria e texto: Ivi Brasil
Vernissage: sábado, dia 4 de março, 2023, das 14h as 18 horas.
Exposiçao até 1 de Abril 2023, visitação das 9 as 19h de segunda a sábado
Endereço: Galeria Vórtice, Edifício Vera, em frente ao CCBB
Rua Álvares Penteado, 87 São Paulo • SP
Instagram da galeria @vorticecultural
http://www.vorticecultural.com
Instagram do artista @ricardoramalhoarte
CV do artista em http://www.ricardoramalhoarte.blogspot.com/
contato artistaramalho@gmail.com

O artista Ricardo Ramalho e a artista Fabiana Mitsui na abertura da exposição.

Deixe um comentário